Como lubrificar a corrente de transmissão
Vamos explicar a forma correcta de lubrificar a corrente de transmissão.
Muita atenção e cuidado com os tempos de lubrificação da vossa corrente de transmissão, para a preservarem ao máximo.
Em tempo seco (sem chuva) a lubrificação deve-se proceder em média a cada 300km, e no caso de tempo chuvoso a lubrificação deverá proceder-se a cada 100km ou até menos ainda.
Muito importante será efectuar a lubrificação com a corrente a “quente”, ou seja, depois de circularem quando chegarem à garagem ou parqueamento, porque aí a corrente está quente de vir a trabalhar nos seus componentes (pinhão e cremalheira) e será a melhor altura para o lubrificante ser aplicado, devido à temperatura dos materiais o lubrificante irá infiltrar-se nos elos e o-rings da corrente mais facilmente.
Outra situação será perceber onde e como aplicar o lubrificante. Mais abaixo irão estar duas imagens onde será exemplificando a forma correcta e a incorrecta, e explicaremos as razões.
Forma correcta: É a parte interior da corrente que está em contacto com o pinhão de ataque e com a cremalheira, será essa parte que precisará de lubrificação.
Forma incorrecta: Lubrificar a corrente pela parte exterior originará a que exista grande desperdício de lubrificante, que em andamento irá sujar a jante e pneu, e não estarão a lubrificar a corrente correctamente onde ela mais precisa.
Toda esta operação se torna bem mais fácil com um cavalete.
Levantando a moto com o cavalete, em seguida ligam-na e com os descanso recolhido engatam a 1ª relação da caixa e largam a embreagem. Após estes procedimentos lubrificam a corrente durante 3/4 voltas, não sendo necessário mais.
No caso de ainda não terem um cavalete, podem sempre pedir ajuda a terceiros, inclinando a mota com descanso e roda da frente no chão de maneira que a trás fique no ar, depois outra pessoa vai rodando a roda à mão e lubrificando a corrente.