Pódios no AIA na primeira jornada da Copa Dunlop Motoval

DSC_0237

Com os resultados dos testes de pré-época bastante animadores para ambos os pilotos da equipa, deslocamo-nos até ao circuito mais a sul do nosso país para a primeira jornada da Copa Dunlop Motoval, que este ano irá se disputar nos 3 circuitos nacionais.

Sábado solarengo e com uma temperatura de verão, Sérgio Leitão com a CBR 600 RR durante a manhã rodou em pista nos treinos privados, de modo a se conseguir habituar a algumas modificações feitas na suspensão traseira e tentar perceber se as alterações feitas ia de encontro ao que tinha pedido.
Por sua vez, Tiago Pires deparou-se com alguns problemas na travagem da Suzuki GSXR 1000 e optamos por trocar o conjunto completo de travagem dianteira.
Depois de algumas voltas em pista o piloto continuou a queixar-se da travagem, mas desta fez por não ter o “feeling” com a bomba de travão aplicada, não estando assim, a conseguir dosear a travagem e piorando drásticamente os tempos.
Para além da travagem, durante a semana foi montada na GSXR um conjunto de estribos com peseiras racing, que não estava a resultar para o estilo de condução do piloto, perdendo por completo o apoio em curva.
Desde a mota ser libertada do parque fechado (obrigatório depois da classificação) até ao inicio da Superpole, tivemos 35 minutos para trocar o conjunto de peseiras, pedal de travão traseiro, selector de caixa e voltar a trocar o conjunto de travagem frontal e sangrar o circuito hidráulico de travões.
O problema inicial de travagem foi remediado mas não totalmente resolvido, e foi assim que depois das superpole Tiago Pires consegui o 4º lugar na grelha geral de arranque e Sérgio Leitão no 11º lugar.
Com a corrida a iniciar-se, Pires com um arranque supersónico colou-se ao João Diogo (1º classificado) tentando ir sempre na roda deste.
Leitão com o arranque a não lhe correr de feição, teve de ir à luta para conseguir alcançar os da frente e travou com a Triumph de João Serzedelo uma das mais belas batalhas do fim de semana.
Pires rodou quase toda a corrida em 2º lugar, tendo resistido às investidas do piloto oficial da Aprilia, Filipe Lourenço, que seguia logo atrás.
No final, Pires segurou o segundo posto e Leitão depois de fazer a sua volta mais rápida (2.01.900) consegue levar a melhor ao Serzedelo e ficar assim em 3º lugar na sua classe.

Domingo acordou nublado e com bastante vento, com a pista a estar mais fria que o dia anterior, tivemos que mexer nas pressões de pneus.
Depois de um pequeno atraso a entrar em pista para a corrida 2, Sérgio Leitão teve de partir em último da grelha, o que mandou por terra a estratégia que tínhamos definida para esta corrida.
Com a pista mais fria e vento lateral em alguns pontos chave do circuito, tínhamos pensado em fazer uma corrida segura, sem arriscar e tentar manter a posição.
Após o arranque, Leitão vestiu a capa de super héroi e aí foi ele à luta! Volta após volta foi ganhando terreno para os seu adversários e fazendo uma autêntica maratona louca, acaba a corrida novamente em 3º lugar (!) da sua classe.
Pires que arrancou de segundo, consegui resistir até onde pode às investidas da Aprilia de Filipe Lourenço que seguia logo atrás, mas à 6ª volta acabou por ser ultrapassado, não conseguindo voltar a recuperar o 2º lugar.
No conjunto das duas mangas, Sérgio Leitão arrecada o 3º lugar na Classe 1 e Tiago Pires depois de ter feito um 2º lugar e um 3º lugar, cedeu o 2º lugar final à Filipe Lourenço, com o factor de desempate a ser a volta mais rápida em corrida, foram os 2 milésimos (!) a menos da Aprilia que levaram a melhor.

Gostaríamos de agradecer o enorme apoio dos nosso parceiros, pois sem eles nada disto seria possível.
Queremos agradecer também, aos nossos amigos, familiares e a todos os elementos do staff da equipa que foram incansáveis este fim de semana.
Por último, um agradecimento especial aos nossos pilotos que perante as adversidades que foram surgindo, conseguiram superar-se e dar o seu melhor em prol da equipa.
Acreditem sempre!!!

Bookmark the permalink.

Comments are closed