Conselho – A importância dos pneus nos consumos de combustível

A importância dos pneus nos consumos de combustível

No uso regular em via pública os pneus são elementos fulcrais na segurança e no rendimento das nossas motas. Não basta apenas verificar se está dentro das tolerâncias de rasto ou a qualidade da borracha ou mesmo o seu DOT (data de fabrico).
Poucas são as pessoas, que fazem a ligação do consumo alto com a situação dos pneus.

  • A pressão incorreta dos pneus afecta diretamente o consumo de combustível, quando os pneus estão com menos pressão que o recomendado faz com que o pneu tenha mais dificuldade de rodar no piso e o motor irá mais em esforço para atingirmos as velocidade ou os regimes pretendidos. Para além de que, em andamento/curvar/travar/ acelerar, deformam-se ainda mais, e os pneus das motas precisam de ter o seu formato normal em todas as situações para estabilidade e mesmo aderência. Pressão excessiva endurece os pneus, o que faz com que absorvam menos as vibrações do chão, portanto, menos aderência.
  • A calibragem incorreta, provoca um desgaste irregular nos pneus. Além de aumentar o consumo de combustível, afectam a condução (direcção instável) e diminui a capacidade de travagem, provocam o desgaste prematuro dos rolamentos e suspensão frontal.
  • A alteração das medidas de origem dos pneus é outro ponto de relevo, quanto mais largo o pneu, maior a resistência, logo, maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas, o que está totalmente incorrecto. Ao usar um pneu mais largo o ângulo de curva obrigatoriamente irá ficar mais reduzido devido ao equilíbrio entre as medidas de rasto com o perfil do pneu na jante.

2nqayl5

Outros aspectos de segurança importantes a ter em conta nos pneus serão:

  • Verificar se os pneus estão bem montados em relação ao sentido de rotação.
  • Verificar se o índice de velocidade dos pneus não é menor do que a velocidade máxima da mota.
  • Verificar se o índice de carga dos pneus senão ultrapassam o peso da mota, condutor, pendura e carga que transportamos.

2s0zej4

Bookmark the permalink.

Comments are closed